Belo Horizonte sedia o 1º Congresso Mineiro “TEA na Atualidade” e coloca o autismo em debate por três dias consecutivos com os mais renomados profissionais da área
Publicado em 22/09/2025 09:24 • Atualizado 22/09/2025 09:29
Ciência
Kaique Leone

“Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da Infância à Idade Adulta”. Dias 15, 16 e  17 de novembro/25, Belo Horizonte sedia o 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade: o maior congresso sobre autismo do estado de Minas Gerais. Evento estruturado conjuntamente pelas equipes do projeto ‘Montando um Time’ com apoio do Integrar TEA, esse encontro reunirá os mais renomados especialistas de diversas áreas, famílias e pessoas neurodiversaspara debater avanços, desafios e caminhos possíveis rumo a uma sociedade mais inclusiva.

 

O congresso será realizado no espaço The One Business (Av. Raja Gabaglia, 1143 - Luxemburgo, Belo Horizonte/MG) e será coordenado pela Dr.ᵃ Florence Assis, médica cirurgiã cardiovascular, diagnosticada com autismo aos 43 anos, seu esposo e pai atípico, Gustavo Lavorato,  procurador do Estado do Rio Grande do Sul e Rosely Rossito, arteterapeuta. 

 

O maior congresso sobre autismo já realizado em MG


Com uma programação extensa e bastante abrangente, o congresso vai reunir cerca de 75 palestrantes e abordará temas importantíssimos do dia a dia de uma família atípica, que certamente irão despertar atenção do público, entre eles: “Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da infância à idade adulta; Prevenção e manejo de doenças cardiovasculares e metabólicas nos portadores de transtornos do neurodesenvolvimento, QUANDO O COMPORTAMENTO FALA, QUEM ESTÁ ESCUTANDO? Decodificando o invisível: Uma imersão sensorial e interativa sobre a linguagem silenciosa do autismo; O que você não pode ter deixado de se atualizar sobre TEA em 2025: revisão das principais descobertas e Papers do ano, passando pelo Autismo e o Mercado de Trabalho até a Roda de Conversa: os transtornos do neurodesenvolvimento na educação: é de fato inclusiva?

 

“Queremos promover um espaço de conhecimento e empatia, reunindo ciência e protagonismo das pessoas autistas para ampliar a qualidade de vida e a inclusão”, destaca Florence Assis. Ela lembra o quão esse congresso vem sendo sonhado há anos. Pode-se dizer que esse evento começou a ser desenhado desde que o projeto inicial “Montando um Time” começou como um perfil nas redes sociais.  Hoje ele é referência em conteúdo, eventos e formação sobre neurodiversidade e já realizou três simpósios de grande repercussão nacional, reunindo especialistas, famílias atípicas e profissionais da área. A última edição contou com 77 palestrantes de 20 estados e marcou um capítulo histórico na luta pela inclusão em Minas Gerais. Daí nasceu o 1º Congresso Mineiro de TEA na Atualidade.

 

Programação de peso

Serão três dias consecutivos de importantes atualizações científicas, palestras, fórum de políticas públicas, roda de Conversa, workshops, atividades artísticas e criativas, trabalhos científicos, podcasts, acolhimento jurídico e sala sensorial. O Congresso é dirigido a famílias atípicas, especialistas, estudiosos, educadores, advogados e interessados pelo assunto.

 

Paralelo ao evento, que contará com a presença do prefeito Álvaro Damião na mesa de abertura, acontecem diversos Workshops de ricas programações nos três dias do congresso.


Toda programação que pode ser conferida no Sympla(https://www.sympla.com.br/evento/1-congresso-mineiro-de-tea-transtorno-do-espectro-autista-na-atualidade/3058486) traz palestras extremamente relevantes que vão desde “A  praticabilidade da Comunicação Alternativa em espaços públicos para pessoas com autismo não verbal, com Maria Ângela Garcia de Almeida (Neuropedagoga e Mestre em Educação e Saúde Coletiva),  passando pelo O uso de Cannabis medicinal no TEA - Dr. Hugo Werneck (Médico Pediatra), Dieta especializada no TEA: existe? com Mariana Catta Preta (Nutricionista); Aprendendo sobre direitos das pessoas neurodivergentes, com as advogadas Vanessa Zacarias Rondinel e Carla Rodrigues, até Seletividade alimentar nos transtornos de neurodesenvolvimento: qual o papel do nutricionista – com Cláudia Cardoso (Nutricionista).

 

Outros palestrantes confirmados e que são bastante esperados pelo público: Willian Chimura, autista , mestre em Informática na Educação, especialista em ABA , doutorando em Psicologia, Cognição e Comportamento. Uma perspectiva funcional sobre o autismo, Viviane Lima, psicóloga infantil, especialista no tratamento do TEA, Dr. Marcelo Masruha– Neuropediatra, CEO e Fundador da NeuroWiser, Livre-Docente em Neurologia pela UNIFESP, Dr. Hélio van der Linden, neurologista infantil e neurofisiologista, Dr. Renato Arruda, neurologista, o psiquiatra Dr. Walter Camargos, Fernanda Fialho, autista , escritora, criadora de conteúdo digital e ativista, Dr. Júlio Santos, neurocientista, professor e pesquisador escritor, o médico neurologista, Dr. Vitor Haase, a médica psiquiatra, Dra. Juliana Parada,  Dr. Luís Renato Braga Arêas Pinheiro – Defensor Público, Coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência, Francisco de Paiva Silva Júnior – Revista AUTISMO, a Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Natália Araújo, dentre outros.

 

 Trabalhos Científicos

 

O evento reservará espaço para a extensão do conhecimento e do saber. Estudiosos e pesquisadores sobre o TEA poderão inscrever trabalhos e estudos, que serão avaliados por uma comissão científica. Segundo orientações gerais dos organizadores do congresso, os trabalhos podem ser submetidos, gratuitamente, no formato pôster impreterivelmente até o dia 31/10/2025, desde que o(a) participante esteja inscrito(a) no Congresso. O resumo deverá ser enviado através do e-mail trabalhos.congressomineirodetea@gmail.com. Poderão participar quaisquer trabalhos relacionados ao Autismo, ou áreas correlatas, nas profissões da Medicina,Enfermagem, Fisioterapia, Reabilitação, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Direito ou outras afins.

 

 Quem é “Montando um Time”

Trata-se de projeto de impacto social, idealizado pela médica, cirurgiã cardiovascular, Florence Assis e pelo Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Gustavo Lavorato. Pais de cinco filhos — dois deles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, além de um diagnóstico tardio de Florence, o casal transformou suas vivências familiares e a necessidade de acolhimento em ação. Foi assim que nasceu um movimento que leva informação qualificada, empatia e luta conta a discriminação e por inclusão a outras famílias, profissionais e à sociedade como um todo.

 

Serviço

Evento:  1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade – Do Diagnóstico Diferencial ao Tratamento das Comorbidades

Datas: 15,16,17 de novembro de 2025

Horário: 8h às 20h

Local: The One Business Business (Av. Raja Gabaglia, 1143 - Luxemburgo, Belo Horizonte - MG)

Organização: Projeto Montando Um Time

 

Para mais informações sobre o evento: e-mail para: congressomineirodetea@gmail.com ou pelo whatsapp: 31 99645-2224

Redes sociais: @montandoumtime e @congressomineirodetea, além do site montandoumtime.com.br

Comentários
Comentário enviado com sucesso!