Fiocruz transforma legado da pandemia em novas terapias e vacinas
Publicado em 20/01/2026 16:36 • Atualizado 20/01/2026 17:19
Ciência
Freepik

Com o fim da pandemia, a produção da vacina contra a covid-19 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi encerrada com a adoção, pelo Ministério da Saúde, de imunizantes mais modernos. Ainda assim, o legado deixado pelo instituto é considerado histórico. Em 2021, primeiro ano da vacinação no Brasil, o imunizante produzido por Bio-Manguinhos/Fiocruz foi o mais utilizado no país. Especialistas estimam que cerca de 300 mil vidas foram poupadas apenas nesse período.

 

Segundo a diretora de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, além de ajudar a controlar a pandemia, o processo fortaleceu a capacidade tecnológica e industrial da Fiocruz. “Só o fato de termos conseguido contornar e bloquear a covid no Brasil já seria um grande legado. Mas esse processo também nos deixou qualificados e com estrutura fabril pronta para outros produtos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.

 

Uma das principais heranças desse avanço é o desenvolvimento de uma terapia avançada para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença rara e degenerativa. Atualmente, os medicamentos disponíveis podem custar até R$ 7 milhões. A nova terapia utiliza a mesma plataforma de vetor viral empregada na vacina de Oxford/AstraZeneca e já recebeu autorização da Anvisa para o início dos estudos clínicos, previstos para este ano.

 

A Fiocruz também se prepara para iniciar, ainda em 2026, os testes em humanos de uma vacina contra a covid-19 baseada em RNA mensageiro (mRNA), tecnologia usada por imunizantes como o da Pfizer. A plataforma já vinha sendo estudada no instituto para tratamentos oncológicos e ganhou novo impulso com os avanços obtidos durante a pandemia.

 

O objetivo é ampliar o acesso a tecnologias de ponta e reduzir custos para o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a autonomia do Brasil na produção de medicamentos e vacinas estratégicas. 

 

Fonte: Com informações do site Agência Brasil

Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!