Há uma década, o Balaio de Saberes promove a integração de saberes tradicionais, populares e acadêmicos, conectando agricultores familiares, pesquisadores, estudantes, povos tradicionais, cozinheiras e artistas. O evento acontece em Florestal - MG e se consolidou como um dos principais encontros agroecológicos culturais da região metropolitana de Belo Horizonte, fortalecendo práticas de resistência territorial e promovendo redes de conhecimento e economia solidária.
Em 2025 na sua 9ª edição, o Balaio se reafirma como um território de articulação coletiva, envolvendo a universidade, as comunidades e os diversos agentes que compõem o cenário da agroecologia e da cultura viva no Brasil.
O Balaio acontece graças ao compromisso coletivo, às parcerias institucionais e à grande dedicação voluntária de diversos colaboradores. Nessa 9 edição o Balaio de Saberes visa consolidar ainda mais esse espaço, que já é uma referência. E para que ele continue crescendo, com qualidade e proporcionando um evento com uma infraestrutura adequada aos participantes e uma programação diversa, é preciso garantir condições que sustentem e ampliem essa construção.
O Balaio de Saberes acontece sempre em uma 5ª-feira, em paralelo com a Semana do Produtor Rural, evento promovido pela UFV/Florestal, e conta com uma programação diversa, pautada por eixos temáticos, que desenvolvem suas atividades a partir do tema escolhido para cada edição. Os eixos temáticos são:
O dia começa com o despertar do corpo, impulsionado por uma atividade ao ar livre, seguido de um café-da-manhã.
A abertura do evento é feita por pessoas convidadas, que reforçam a importância do tema da edição e convocam o público para partilhar a fé, a alegria e a resistência. Esse ano o tema escolhido foi `Clima de Coragem` Ouvir a Terra, Celebrar a Diversidade e Construir o Bem Viver.
O Espaço Central reúne todas as organizações presentes para dialogar, propor ações e firmar compromissos em prol de um desenvolvimento local sustentável.
As balaiadas são espaços de construção coletiva de conhecimento que acontecem em formato de Rodas de Conversa, Oficinas e Instalações Artísticas. A participação acadêmica garante que os debates agroecológicos ganhem força na universidade, enquanto a presença das comunidades e dos agricultores mantém o evento enraizado nas práticas, conhecimentos e vivências da terra e do território.
As trocas de mudas e sementes, é um momento de reverenciar o produtor local e promover, a partir das trocas os diálogos sobre práticas de armazenamento de sementes, de plantio, entre outros e de fortalecer a difusão de espécies entre os produtores.
O Banquete Popular Agroecológico é realizado desde a 4ª edição do Balaio de Saberes.
Protagonizado por mulheres da comunidade, que, por meio de práticas da cozinha comunitária, priorizam o uso de ingredientes de produção agroecológica local. O Banquete destaca-se como símbolo da luta pela soberania alimentar e pela autonomia dos povos.
As receitas valorizam tradições e promovem o dialogo acerca da segurança e soberania alimentar. O feitio dos alimentos inicia uma semana antes do evento e promove a transmissão de conhecimento entre gerações e diferentes experiências, garantindo que o aprendizado seja vivido, compartilhado e aprimorado continuamente entre as cozinheiras e colaboradores.
O Banquete não é apenas um momento de refeição, mas sim uma experiência sensorial e cultural. É servido em uma mesa em média de 25 metros, criando um espaço de partilha. Folhas de bananeira como pratos e talheres de bambu são utilizados, reduzindo resíduos e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.
A Tenda dos cuidados, Espaço acolhedor e reservado para o relaxamento e cuidado com o bem-estar do corpo e da mente. Voluntários fazem atendimentos durante todo o dia com diversas terapias integrativas.
A feira do Balaio, ao longo de suas edições vem reunindo mais de 18 expositores locais, regionais, indígenas, instituições, ONGs e grupos de sociedade civil. Conta com uma ampla variedade de produtos, dentre eles: verduras e legumes agroecológicos, quitandas, temperos, cosméticos naturais, artesanatos diversos, brechó e muito mais.
O Balainho, Um espaço com diversas atividades e brincadeiras sensitivas e em contato com elementos naturais, estimulando o livre brincar e o lazer “no quintal”, sem mediação de recursos tecnológicos. Com as crianças entretidas, garante a participação das mães e dos pais no evento.
Durante o evento acontecem momentos culturais com apresentações musicais, teatro, palco aberto, roda de capoeira, dentre outras.
O encerramento é sempre em clima festivo e marcado por roda de capoeira angola e apresentações com músicas dançantes que convidam o público a celebrar a o dia.
A decoração do Balaio de Saberes dá preferência para materiais reaproveitados e insumos de baixo impacto ambiental através da utilização de matérias primas naturais, como: estruturas de bambu, flores naturais, tinta de terra e papelão, dentre outras.
A organização e execução do Balaio de Saberes é realizada por pessoas voluntárias, bolsistas, profissionais de instituições parceiras, apoio do poder público e organizações que apoiam a causa.
O Balaio de Saberes é um evento de processo de construção contínua e coletiva. Sua equipe é formada por pessoas que vivem e constroem esse território, mesclando estudantes universitários, pesquisadores e membros da sociedade civil. A experiência acumulada ao longo dos anos permitiu que o evento crescesse com autonomia, qualificando suas metodologias e garantindo continuidade para suas ações.
A equipe gestora 9ª edição do Festival Balaio de Saberes é composta por seis mulheres de distintas faixas etárias, que já integram a jornada de construção do evento. Por meio de suas formações e habilidades, serão responsáveis por coordenar e apoiar as comissões de frente, a fim de garantir a organização e execução do evento. Além de toda essa equipe, contamos também com a participação de diversos colaboradores que chegam para apoiar na construção do evento.
O evento é gratuito e para o público em geral.
Data: 24/07
Local: UFV - Florestal
Horário: 8h às 18h
Mais informações:
(31)9 998660861
Laira A. Carnelós
_(Coordenação Geral do 9° Balaio de Saberes)_
Instagram: @balaiodesaberes
Linktr.ee :
linktr.ee/balaiodesaberes