O adoecimento no ambiente de trabalho e o que diz a Norma Regulamentar número 1
O Podcast ”Mais Saúde” coloca em evidência um assunto que muito tem gerado preocupação: o adoecimento no ambiente de trabalho e o que diz a Norma Regulamentar número 1(NR1). A jornalista Vera Lima Bolognini traz nesse episódio do programa uma repercussão sobre a saúde mental no ambiente de trabalho.
Numa conversa esclarecedora com a Dra. Patrícia Pinto de Paula, professora da Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e doutora em saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e Jennifer Souza, presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerias (PSINDMG), elas discutem a Norma Reguladora 1 (NR1) e suas implicações.
A Norma, que originalmente foi publicada em 1978, ganhou as rodas de conversa por trazer diretrizes que vão além dos já discutidos riscos físicos e biológicos apontando seu foco para a saúde mental da classe trabalhadora e caminhos para empregados e empregadores terem um ambiente com maior conforto emocional.
Dra. Patrícia aponta avanços da legislação ao reconhecer os riscos invisíveis do ambiente de trabalho: “A NR1 atualizada traz à tona o adoecimento psíquico e suas causas, como a exaustão, a sobrecarga emocional e a hiperconectividade. Estamos diante de riscos que não aparecem em exames clínicos, mas causam danos reais e profundos”.
Conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dado mais alarmante é o crescimento de 65% nas notificações de adoecimento no ambiente laboral, após a organização incluir em 2023 o transtorno mental por exaustão, que é uma síndrome que a gente não controla, conhecida como Bornaut, no código internacional de Doenças.
Jennifer Souza, presidenta do PSINDMG, destacou a importância do papel dos sindicatos em verificar, mapear, diagnosticar, para prevenir as doenças do ambiente laboral. “Nós, do Sindicato dos Psicólogos, entendemos que o cuidado com a saúde mental deve ser prioridade. Os próprios trabalhadores da PUC Minas nos procuraram para tratar dos riscos psicossociais, o que demonstra o quanto essa pauta é necessária e urgente”, explicou.
A prevenção é importante, mas o episódio vai além e aborda a responsabilidade das empresas, setores públicos e terceiro setor em implantar medidas que abordem a saúde mental no ambiente de trabalho com um olhar da psicologia. “A NR1 só será eficaz se a psicologia estiver integrada às equipes de saúde e segurança do trabalho”, salienta Dra. Patrícia.
A jornalista Vera Lima pontua que o que está em jogo é a vida e, por isso, a NR1 precisa deixar de ser um documento técnico e passar a fazer parte da cultura organizacional. Por isso o Mais Saúde promete trazer o tema em novos episódios para abordagens mais aprofundadas e desmembrando o assunto em tópicos.