O podcast “Fala Mulher” dessa semana recebe Margarete Martins, diretora e sócia da Minasconte Contabilidade, para uma conversa sobre mercado de trabalho, realização profissional, vida e realização de sonhos.
Na década de 1990, Margarete saiu de Dores de Guanhães, sua cidade natal, com destino a capital mineira para se graduar na área da educação. Por circunstâncias do destino, acabou tendo um direcionamento de carreira, onde trocou às salas de aulas pela área dos números.
Mesmo tendo uma rede de apoio formada pela mãe, Dona Margarida, que ficou no interior para cuidar dos irmãos mais novos, a diretora da Minasconte compartilha que o apoio dos irmãos, que moravam em Belo Horizonte na época, foi preponderante para que viesse para a cidade.
Margarete explica que tinha receio de deixar o emprego na empresa de transportes, em um segmento diferente da sua área de formação, para iniciar a carreira na profissão que escolheu, pois dependia daquele trabalho para arcar com despesas essenciais, como o aluguel.
Aos 20 e poucos anos, teve o desejo de iniciar o curso técnico em contabilidade. Tempos mais tarde, acabou ficando desempregada na área em que atuava e enxergou o momento como uma oportunidade para iniciar uma parceira profissional com os irmãos. Neste momento, se forjou como administradora e gestora de empresas.
Margarete, que completou 25 anos na Minasconte Contabilidade este ano, revela ter se encontrado na contabilidade. “Números, pessoas, relacionamentos, tributos. É um leque de coisas onde eu realmente me encontrei.”
Foi por meio de um acaso, quando foi inscrever seu filho na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), que tomou conhecimento do programa de bolsas sênior da faculdade – destinada às pessoas com mais de 40 anos – que ela decidiu iniciar uma nova graduação e cursar ciências contábeis. “Eu aproveitei muito mais porque a gente tem uma bagagem maior. Tive minha autoestima fortalecida ao cursar a graduação novamente”, compartilha.
Hoje, já com a segunda graduação concluída, a contadora conta que fez uma pós-graduação em gestão de tributos e que está cursando uma nova pós-graduação em reforma administrativa. Por entender a ascensão do mercado e os critérios por ele exigidos, Margarete acredita na importância do aprendizado contínuo para aqueles que desejam entrar na contabilidade.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!