Travessias Transfronteiriças”: as múltiplas facetas de uma jornalista e escritora que não para de se reinventar Neste episódio do Programa “Fala Mulher” recebemos Brenda Marques, escritora, produtora cultural, baterista e jornalista, para um bate-papo inspiracional, repleto de superações e descobrimentos no âmbito da arte e da comunicação.
A jornalista, que veio de uma família de contadores e advogados, iniciou sua vida profissional com a disrupção de quebrar barreiras ao escolher a área da comunicação como a profissão de sua vida. Ela conta que o que a fez ir para o jornalismo foi a paixão pela curiosidade, o contato com outras pessoas e a possibilidade de traduzir as informações para o público em geral.
Aos 14 anos, fez a produção do concurso literário da revista “Brasília de Comunicação”, uma ação que alinhou o jornalismo e a comunicação em sua trajetória. Luis Fernando Veríssimo foi uma grande referência para despertar o interesse pela escrita de crônicas, o que culminou na obra “Ônibus maluco”, que recebeu premiação e foi publicada na revista. A partir dessa experiência, a escritora nunca mais se distanciou da escrita literária.
Embora hoje seja essa profissional decidida, Brenda sofreu com a indecisão no colegial quando pensou em que área cursar, ficando entre comunicação, letras ou educação física. Ela teve uma experiência marcante no esporte quando foi atleta na Federação de Basquete de Minas Gerais e teve a possibilidade de estudar por três meses em um intercâmbio nos Estados Unidos (EUA).
Ela compartilha que seu interesse pela escrita ascendeu quando tinha 12 anos, na época em que criava poemas com seu avô. “Comecei aprofundando muito a partir de uma dor, de uma saudade, que foi quando os meus avós foram embora. Foi uma inspiração dos meus avós. Eles escutavam muito, tinham curiosidades sobre o mundo, cada um tinha uma história muito diferente, isso me inspirou.”
Hoje, Brenda cursa doutorado e defende a tese: “De poéticas transfronteiriças do coletivo de escritura migrantes”. Nela, a jornalista aprofunda como é produzido a videoarte, os livros e as performances. Além disso, dialoga com as fronteiras geográficas, principalmente da América Latina.
Por fim, a jornalista convida o público em geral para se inscrever no Travessias Transfronteiriças. O evento, que acontece dos dias 6 a 9 de novembro de 2025, em Foz do Iguaçu, está com inscrições abertas para você que deseja conhecer, compartilhar ou até mesmo fazer networking. Para mais informações acesse as redes sociais por meio do @escrituramigrante ou pelo e-mail (escrituramigrante@gmail.com).
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!