O episódio desta semana do podcast Fala Mulher, apresentado pela jornalista Vera Lima Bolognini, traz uma entrevista cheia de conexão e inspiração com Christiane Rocha.
Jornalista e professora universitária, Christiane cresceu em uma família matriarcal, cercada por mulheres fortes que sempre protagonizaram suas próprias histórias. Audaciosa e ousada, desde cedo buscou desafios e se encantou pelo novo, aquilo que pudesse trazer movimento e transformação para sua vida.
Essa coragem vem do berço. Filha de Dona Terezinha, funcionária pública de Esmeraldas/MG, mulher que rompeu padrões de sua época em busca de qualidade de vida e de novos horizontes, e de Sr. Geraldo, que faleceu após um longo período de enfermidade, Christiane se inspirou na persistência e determinação dos pais para traçar sua trajetória pessoal e profissional.
Com quatro graduações no currículo, iniciou sua carreira na comunicação pelo curso de Relações Públicas, escolhendo-o por acreditar ser o mais abrangente para suas habilidades. Nesse período, ingressou na Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte/MG, onde descobriu a força da narrativa e da escrita, o que a levou a ingressar no Jornalismo, após concluir o curso.
A paixão pela gestão e o espírito empreendedor a conduziram para posições de liderança ainda muito jovem. Após concluir a especialização na UFMG e o mestrado na FEAD Minas, foi conquistada pelo mundo acadêmico, mas sem renunciar à comunicação, diferencial que a consolidou como uma profissional capaz de transitar com autoridade tanto no mercado quanto na teoria. Atuou em grandes instituições, como a Rádio Guarani e a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA), enquanto se dedicava à docência. Mais tarde, tornou-se doutora em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade FUMEC, área em que segue pesquisando e produzindo conhecimento.
Grandes inspirações
Na vida pessoal, Christiane construiu uma história igualmente inspiradora. Casou-se novamente com um ex-aluno e, desse relacionamento de 15 anos, nasceu uma filha hoje com 13 anos, que se tornou sua maior fonte de motivação.
Ao longo da carreira, foi inspirada por grandes nomes do rádio mineiro, como Ricardo Parreiras, referência na locução, além de Paulo Bastos, Joênio Martins e Luzia Alves. “A locução é uma mágica!”, afirma encantada com esse universo.
Com uma visão crítica e realista sobre a luta feminina, Christiane prefere falar em autonomia em vez de empoderamento. Para ela, não existem atalhos na busca pela liberdade, mas sim caminhos sólidos construídos pela informação e pelo reconhecimento das próprias potencialidades.
“Firme suas metas. Vivemos em um mundo onde não está fácil para ninguém. Resiliência, criatividade e empatia continuam sendo diferenciais poderosos na hora de conquistar oportunidades”, ressalta.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!