Com anos de experiência em pesquisa e prática na área da saúde, a Dra. Paula de Paula, professora na PUCMinas, psicóloga, e recém-empossada como conselheira do Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais, conversou com a jornalista Vera Lima Bolognini, no podcast “Mais Saúde IntegralMente”. Na pauta assuntos relevantes tais como: abandono, população em situação de rua, dependência química e políticas públicas voltadas para o adoecimento mental.
“Existe uma ofensiva clara que, em vez de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), que é um serviço público e gratuito do SUS especializado no tratamento de dependência química, privilegiam, com dinheiro público o setor privado, tais como comunidades terapêuticas e clínicas especializadas”, destaca a conselheira do PSINDMG.
Os CAPS AD funcionam com equipe multidisciplinar que atende sem necessidade de agendamento prévio, oferecendo acolhimento, oficinas, atendimentos individuais e em grupo, além de estratégias de redução de danos— que são os serviços preparados para oferecer um cuidado integral e territorial.
Terceirização do cuidado
Segundo ela, essa é a lógica do capital: “individualiza-se o problema do uso de álcool e drogas, tratando-o como uma falha moral do sujeito, enquanto se lucra com a terceirização através de OSs (Organizações Sociais).”
O direito à saúde mental é universal, conforme estabelecido pela OMS desde 1992, mas na prática, ele tem sido negado aos mais vulneráveis. Vemos isso nitidamente no aumento da população de rua. O uso diário de substâncias é, muitas vezes, uma resposta à precariedade absoluta e à violência extrema da vida nas ruas. “No entanto, em vez de cidadania e redução de danos, o Estado tem oferecido punitivismo e políticas de abstinência forçada. Precisamos responsabilizar esse modelo liberal que enriquece bancos e empresas de saúde enquanto mantém a pobreza e o sofrimento psíquico como mercadorias”, ressalta.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!