Em uma ação de fiscalização realizada no dia 15 de janeiro de 2026, a Vigilância Sanitária de Florestal impediu a realização de um evento de "Exame de Vista Gratuito" que ocorreria de forma irregular no município. A intervenção aconteceu após o recebimento de uma denúncia formal (Nº 460).
A Câmara Regional de Óptica e Optometrria (CROOMG), presidida pelo optometrista Túlio Lakitini, explica que a equipe de fiscalização, liderada por Mariana Luiza da Silveira, coordenadora da Vigilância Sanitária Florestal, dirigiu-se ao local do evento, situado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Bairro do Lago. Com base nas normas sanitárias vigentes, os agentes constataram que a atividade não apresentava as conformidades necessárias para operar, resultando na suspensão imediata da programação.
Risco à saúde
A ação teve como objetivo coibir práticas que possam colocar em risco a saúde da população, garantindo que exames e procedimentos de saúde sejam realizados apenas por profissionais e instituições devidamente autorizados e equipados. “Graças à intervenção oportuna, o evento organizado por uma associação local foi cancelado antes mesmo de iniciar os atendimentos” , destaca Túlio Lakitini.
A CROOMG acompanha a posição da Vigilância Sanitária e também reforça a importância das denúncias e orienta a população a sempre verificar a procedência e a autorização de mutirões de saúde para garantir um atendimento seguro e dentro da legalidade. “Esses eventos, que são disfarçados de ações sociais, têm apenas objetivo de vender produtos sem a qualidade e sem a informação adequada, enganando as pessoas e prejudicando a saúde ocular local”, reforça o advogado e assessor jurídico da CROOMG, Rafael Louzano.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!