O Projeto de Lei nº 60/2025, conhecido como “Tarifa Zero” ou “Busão 0800”, será votado no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 3 de outubro/25. A proposta prevê a gratuidade universal do transporte coletivo por ônibus na capital em até quatro anos, financiada pela criação da Taxa de Transporte Público (TTP), a ser paga por empresas com dez ou mais funcionários.
Com apoio de 22 vereadores, maioria da Casa, o texto já passou pelas Comissões de Legislação, Mobilidade e Orçamento. O recurso arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Transporte, para subsidiar a operação do sistema gratuito.
Enquanto movimentos sociais e diversas entidades apoiam a medida, o prefeito Álvaro Damião se posiciona contra a proposta. A campanha pela “Tarifa Zero” tem contado com a adesão de setores da sociedade civil, especialistas, representantes da Universidade Federal do estado de Minas Gerais (UFMG), secretários municipais e até do Ministério das Cidades.
Nesta semana, a capital realiza a Virada do Busão, com blocos de carnaval, cortejos, shows e rodas de conversa em apoio ao projeto e em mobilização pela sua aprovação.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!