Uma pergunta provocativa para instigar sobre a importância das mulheres ocuparem posições estratégicas e de liderança nas companhias, em todo e qualquer segmento de mercado. Mesmo que pareça uma realidade distante para muitas, é possível pisar onde a mente e o coração sonham. É isso que a jornalista Sheila Magri nos mostra durante entrevista ao Programa “Fala Mulher”, num papo reto com a jornalista Vera Lima Bolognini.
Jornalista de formação, doutora em comunicação imersiva e diretora-executiva da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM), SHEILA Mihailenko Chaves MAGRI, teve a sua jornada construída em várias empresas que foram decisivas para que chegasse ao ápice do sucesso. Com uma gama de serviços prestados na área da comunicação, ela trabalhou em grandes instituições como Rádio Gazeta de São Paulo, Sessão Brasileira de Anistia Internacional, Volkswagen, Ford, FTI Consulting e na Hill & Knowlton, onde iniciou como supervisora e se tornou CEO.
Com mais de 25 mil seguidores no Linkedin e agendas para ministrar palestras em vários locais, especialmente, instituições de ensino e ambientes empresarais, ela entende que a importância da sua vivência em diversos setores da comunicação foi primordial para avançar no mercado de trabalho. “Eu estou muito feliz. Embora eu não faça a mesma coisa que em uma agência, a minha experiência é importante para essa posição, mas, ao mesmo tempo, eu estou fazendo coisas novas”, destaca.
Para ela, a estrutura dos “3 Cs”: curiosidade, coragem e competência, foram necessários para alcançar êxito na profissão e se destacar num mercado altamente competitivo. Além disso, mesmo tendo trabalhado em vários locais ela revela que isso nunca foi um problema, porque “a insatisfação não foi com os lugares”, mas com algumas pessoas que encontrou pelo caminho.
Hoje, Sheila diz se sentir realizada e viver uma relação cuidadosa com o tempo. Para mais, deixa uma mensagem para aquelas pessoas que não sabem se estão no caminho correto. “Quando a gente faz o que gosta, parece que o mundo inteiro está contra e isso é o sinal que nós temos que achar espaço e fazer isso.”
Empreendedorismo
Mesmo com uma vida profissional agitada, a jornalista teve espaço para experenciar o mundo do empreendedorismo. Sheila fundou a Macob Comunicação, agência de comunicação, com sua ex-sócia Deborah Jacob, em 2014 e permaneceu na empresa até 2022, quando saiu para assumir o cargo de diretora-executiva da ABRACOM.
Projetos futuros
A comunicóloga também fala da construção do livro “Mulheres líderes da reputação”, no qual foi coautora, e ressalta que se trata de uma possibilita de mostrar às mulheres que existem diversos caminhos que levam para uma carreira profissional.
Além disso, compartilha seu desejo de fazer um pós-doutorado para estudar o futuro. Segundo a jornalista, é necessário construir a atualização do conceito de reputação, uma vez que ela não é mais vista como um ativo intangível e sim sensível ao corpo humano.
Vida pessoal
Sheila Mihailenko Chaves Magri é natural da cidade de São Paulo, mãe da Christine, 23 anos e estudante de direito em São Paulo e da Camille, formada em jornalismo. Sheila é poliglota, com proficiência no português, inglês, espanhol e, atualmente, estuda italiano.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!