Podcast como estratégia de branding e fortalecimento de marca
Publicado em 14/01/2026 14:57
Novidades
AG/EficazPress

Você é daqueles que não perde um episódio do seu podcast favorito? Seja na academia, no carro ou enquanto lava uma louça ouvir os seus programas favoritos se tornou uma rotina.

 

O Comunicação em Pauta dessa semana traz o especialista em brand, comunicação e marketing e profissional do mercado há mais de 25 anos, Alex Fonseca da Silva, para prosear sobre a importância dessa ferramenta auditiva e visual para alavancar o fortalecimento de empresas, marcas e pessoas.

 

Embora muitos acreditem que os podcasts tenham sido criados na época da pandemia da Covid-19, a ferramenta se popularizou no início dos anos 2000 no Brasil com o lançamento de programas pioneiros como o Nerdcast em 2006. É inegável dizer que entre 2020 e 2021 o consumo cresceu significativamente em razão da alta demanda ocasionada pela maior crise sanitária do planeta.

 

Não diferente do restante dos ouvintes assíduos, Alex Fonseca compartilha que é completamente apaixonado pela mídia, sendo consumidor há cerca de 18 anos. Para ele, a ferramenta possibilita que as pessoas possam conversar de maneira descontraída, sem automatização e com maior transparência.

 

Quando aprofunda na análise estratégica, o designer destaca que se trata de um elemento muito poderoso na comunicação, pois, ainda é pouco valorizado e utilizado. Além de conseguir alcançar pessoas de maneira mais efetiva, a mídia reforça a evidência da marca por meio do compartilhamento do propósito, da exposição do que acredita, daquilo que faz e do fortalecimento da relação com o seu público-alvo sem ter a necessidade de se sujeitar a formatos de poucos minutos ou segundos.

 

O profissional também compartilha grandes podcasts que, segundo ele, são grandes aulas de comunicação. Ele cita o programa da Brainstorm 9, Brainscast, que é voltado às conversas autênticas sobre cultura digital, comportamento, inovação e negócios, sempre refletindo quais faíscas vão impulsionar nosso presente e futuro.

 

Por fim, Alex compartilhou que, ao longo da sua jornada prestando serviços de design para grandes companhias como Cargill, Nestlé e Castrol, foi possível validar que grandes marcas sempre investem muito tempo e muito dinheiro no posicionamento, na estratégia de comunicação, na identidade visual, na identidade verbal. “Se é estratégico, precisa ser intencionalmente trabalhado”, conclui.


Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!