Foi instalado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal, dia 20/8/25, o pedido de instalação da CPI da Adultização, cujo objetivo é investigar crimes cometidos contra crianças e adolescentes, incluindo casos de pedofilia e abusos on-line.
A comissão será composta por 11 membros titulares e 7 suplentes, funcionará por 180 dias e terá limite de despesa de R$ 400 mil. As lideranças partidárias deverão indicar os integrantes do colegiado, observando o critério da proporcionalidade partidária.
A iniciativa ganhou impulso após as revelações feitas pelo influenciador digital Felipe Bressanim, conhecido como Felca, que denunciou a circulação de conteúdos de adultização em redes sociais e citou o empresário Hytalo Santos como um dos acusados de explorar a imagem de menores. O vídeo publicado por Felca teve mais de 32 milhões de visualizações.
O assunto também está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi apresentado um requerimento para realização de audiência pública. O encontro deverá contar com representantes de grandes empresas de tecnologia, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Defensoria Pública da União e do próprio Felca, para detalhamento das denúncias.
Fonte: Com informações do Senado Federal
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias - de Minas para o Brasil e o Mundo!