Seminário Abracom debate sobre o valor da reputação das marcas em um cenário de alta polarização
Publicado em 08/08/2025 14:13
Cidades
Alessandro Carvalho

Belo Horizonte sediou, no último dia 5 de agosto de 2025, o 9º Seminário da  Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), que trouxe diversas provocações sobre o tema: “Posicionamento e reputação das empresas: entre o conflito e a conexão verdadeira”.

 

O encontro lotou o auditório da Hotmart, em Belo Horizonte e, no centro das discussões, estiveram dilemas enfrentados por marcas e organizações ao se posicionarem em um cenário de alta polarização social, imediatismo e cobrança por coerência. O  diretor regional da Abracom Minas, Rafael Araújo, ressaltou a importância do trabalho coletivo das agências associadas e agradeceu o empenho de todos para que esse evento não somente acontecesse, mas que também fosse tão expressivo e além das expectativas.

 

Ao destacar a importância da comunicação corporativa diante dos desafios contemporâneos a diretora executiva da Abracom, Sheila Magri, doutora e mestre em Comunicação e Consumo, ressaltou que “para se ter uma boa reputação nas empresas é preciso contar com equipes que valorizem a ética corporativa e seja formada por profissionais íntegros. Ela lembrou que a construção da reputação é um trabalho de posicionamento da empresa ao longo do tempo, e que isso diz muito sobre os impactos da sua atuação tanto na sociedade quanto no meio ambiente.

 

Ao longo do seminário muitos ensinamentos e boas práticas corporativas que permitiu a todos uma reflexão sobre como as organizações têm enfrentado crises de imagem e como a transparência, a escuta ativa e o alinhamento entre discurso e prática têm se tornado fatores essenciais para a construção de vínculos duradouros com seus públicos. A programação contou com painéis com especialistas de grandes marcas e companhias como Youtube, LinkedIn, Natura e Cemig.

 

Ana Luisa Almeida, fundadora da ALL+ Consultoria Estratégica, abriu o ciclo de palestras com o tema “Reputação e posicionamento em cenários complexos”. Ela destacou o papel estratégico desempenhado pela comunicação corporativa em cenários desafiadores. “Para além da gestão de uma crise já instaurada, a comunicação corporativa é importante para evitar que a crise ocorra. Ela desempenha papel fundamental em toda a gestão do processo, inicialmente no mapeamento e análise de riscos à reputação organizacional. A crise é combatida no dia a dia, comportamentos inadequados geram problemas sem precedentes. E quem tem a expertise para esse mapeamento é a comunicação corporativa.”

Ana Luísa reforçou que a comunicação corporativa é uma área estratégica que amplia a capacidade da empresa de navegar em cenários desafiadores, protegendo sua reputação, fortalecendo seu posicionamento e construindo relações sólidas com seus públicos. 

 

Sobre a Abracom

 

A Associação Brasileira de Agências de Comunicação Corporativa (Abracom) é a principal entidade representativa das empresas que atuam na área de comunicação corporativa no Brasil. Fundada em 2002, a Abracom reúne agências de diversos portes e especializações, promovendo a valorização do setor, o fortalecimento das boas práticas profissionais e a defesa de interesses institucionais junto ao mercado e à sociedade. Com atuação nacional, a associação exerce papel estratégico na articulação entre empresas, agências e entidades do setor, sendo referência em debates sobre ética, governança, inovação e desenvolvimento da comunicação empresarial no país. Em Minas Gerais, são 25 agências associadas.

 

Comentários