Espetáculo Hamsa promove reflexão sobre a opressão patriarcal sofrida pelas mulheres ao redor do mundo
Publicado em 03/12/2025 16:48 • Atualizado 03/12/2025 16:50
Cultura
AG/EficazPress

O podcast “Fala Mulher” dessa semana abre espaço para uma agenda cultural que promete arrastar multidões em Belo Horizonte. O Festival Rede in Dança , que acontece dos dias 2 a 7 de dezembro de 2025, na Funarte, celebra os 10 anos da Rede Sola de Dança, com sua 1ª edição presencial na cidade. Recebemos Paula Lena, bailarina e professora de dança, para contar um pouquinho sobre o seu espetáculo no evento.

 

Com uma vivência cultural robusta, Paula Lena - argentina de nascença e mineira de coração – se mudou para o Brasil quando tinha apenas 5 anos e permaneceu até os 23 anos, quando decidiu retornar a Buenos Aires, na Argentina. Durante esse período, teve sua formação fundamentada no ensino brasileiro, passando pela escola tradicional, universidade e por formações direcionadas à arte, como o balé clássico no Toute Forme e música contemporânea com o grande mestre Arnaldo Alvarenga.

 

Agora, a artista retorna a Belo Horizonte para viver o seu espetáculo Hamsa no Festival Rede in Dança. A performance mistura danças orientais antigas e contos orientais, promovendo uma imersão para que os telespectadores vivenciem uma viagem pelos contos das Mil e Uma Noites e das danças da Pérsia, do Al Ándalus e do Cairo do século XX. Além disso, a apresentação prepara uma performance que aguça os cinco sentidos - visão, tato, olfato, paladar e audição.

 

A dançarina explica que o espetáculo faz uma reflexão sobre a fragilidade sofrida pelas mulheres na sociedade, ao mesmo tempo em que mostra a esperança para o fortalecimento feminino. “Por um lado, não há diferenças tão grandes assim entre nós mulheres da América Latina, mulheres da Europa, mulheres do Norte da África e mulheres da Ásia. Não há grandes diferenças quando pessoas são oprimidas pelo sistema patriarcal, de diferentes formas e maneiras, e nem diferenças sobre as ferramentas, os talentos e as qualidade femininas geograficamente”, destaca.

 

Com objetivo de criar pontos de conexões entre artistas e o público, o Festival Rede in Dança promete quebrar a distância das relações e colocar todos para dançarem e se divertirem.

 

Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou pela bilheteria local, com preços acessíveis entre R$ 5 e R$ 20. Não perca essa oportunidade e participe!

Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!