O Programa “Comunicação em Pauta” desta semana traz uma convidada para lá de especial. Lucciana Acquino é jornalista, escritora e, mais recentemente, atriz de espetáculos teatrais.
Autora de livros como “A Lenda da Menina Má” e “Mensagens para Cecília”, Lucciana compartilhou no programa um pouco de sua trajetória e das experiências que moldaram sua vida pessoal e profissional. Criada pela bisavó, uma professora apaixonada por arte, ela cresceu em meio à poesia e à cultura. Em casa, os saraus eram frequentes, e a pequena artista, do alto de seu banquinho, declamava versos de Olavo Bilac e Humberto de Campos.
Inspirada pela tia, a jornalista Ana Bandeira de Melo, que escrevia para o Jornal Estado de Minas, teve ainda na adolescência o primeiro contato com o jornalismo. Aos 14 anos, acompanhou a tia em uma visita ao Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Lá, diante do sofrimento de outras crianças, aprendeu uma lição que carrega até hoje: “no jornalismo, é preciso antes de tudo ser imparcial”. A convivência com a tia também despertou seu amor pelos livros — a jovem tornou-se “a garota da biblioteca”.
Hoje, aos 54 anos, Lucciana se define como uma mulher forte, que passou do glamour de uma infância cercada de mimos a enfrentar duras perdas familiares antes dos 15 anos. “Tornar-me atriz talvez seja o sonho mais delicioso da minha vida”, confessa, encantada.
Enquanto proseava sobre as sua sede de realizar sonhos, a jornalista refletiu sobre a importância de viver o presente e não se prender ao passado.” …Sobreviver é ruim demais. Parece que você está sempre perdendo algo, sempre lutando por algo que já passou. É hora de seguir.”
No final do programa a atriz quebra a falsa percepção de glamour instaurada nas profissões artísticas, e enfatiza que só chegou aonde quis porque nunca desistiu de tirar os sonhos do papel. “Hoje, eu sou a Cinderela, a Bruxa, a autora dos meus livros, a poeta e a romancista, porque eu quis ser. E coloquei isso na minha vida, independente de dinheiro”, finaliza.
Confira essa conversa cheia de significado e boas energias!
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!