O turismo brasileiro é o de Minas Gerais estão em alta e Belo Horizonte é, em face disso, Belo Horizonte se tornou a capital nacional do turismo durante três dias: de 1o a 3 de outubro de 2025. É que aqui acontece o 2o Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, um evento que já começa a se firmar como referência no país, especialmente por integrar gastronomia, inovação, preservação ambiental e valorização dos territórios, fortalecendo a imagem de Minas Gerais como polo cultural do Brasil.
Segundo destaca o organizador do evento, Rodrigo Cezário, o Estado de Minas Gerais, é o único no país que fomenta a atividade por meio do programa ICMS Turismo, que distribui aos municípios habilitados milhões anualmente.
Neste ano, até Agosto, foram repassados mais de R$ 56 milhões. A edição de 2025, acontece no Centro de Convenções da CDL-BH, e conta com uma programação extensa e diversificada, com palestras e quadros temáticos durante os dois dias.
O Congresso conta com a participação de nomes renomados do setor turístico nacional e referências regionais, que se dividem em painéis temáticos sobre economia criativa, governança cultural e turística, patrimônio vivo, experiências imersivas, ESG (ambiental, social e governança), financiamento e políticas públicas para o turismo sustentável.

Na agenda, lançamentos, encontros setoriais e visitação ao Circuito Liberdade. O 2o Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável é uma ação do Plano Diretor do Turismo Verde de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com organização de Cezário ESG e Efkaz Turismo.
Nesta sexta-feira, 3/10/25, o Congresso sai das salas e vai direto para pontos turísticos importantes. Serão duas rotas. A primeira é uma viagem imersiva e inédita no Trem da Vale até Barão de Cocais - onde haverá um roteiro específico voltado para a cultura local - de lá seguindo até o Santuário do Caraça. A segunda é uma visita guiada a Inhotim, distante de Belo Horizonte apenas 60 Km.
O Congresso antecede a COP30 - a 30a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - que neste ano será em Belém (PA), no mês de novembro. Haverá, inclusive, durante os três dias do Congresso, painéis sobre mudanças climáticas e como elas têm interferido na vida do planeta.
A COP30 é um chamado global para agir frente à crise climática e sediar um evento como este representa, para o Brasil, uma oportunidade histórica de reafirmar o papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.
Fonte: Rádio das Gerais em entrevista a Rodrigo Cezário e informações CTCS
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!