São Carlos Acutis, canonizado pelo Papa Leão XIV, no último dia 7/9/2025, recebeu um altar com relíquia de 1º grau, ou seja, um fragmento do corpo abençoado e com certificado de autenticidade exposto na Igreja de São Sebastião, no Barro Preto, bairro de Belo Horizonte/MG.
Em uma missa que reuniu mais de 800 fiéis, a relíquia ganhou um altar e agora podem ser visitadas. “Vieram fiéis de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e de várias outras cidades, além de paróquias de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte”, celebrou o padre Carlos, que tem o mesmo nome do novo Santo.
Nascido na Inglaterra e criado em Milão, na Itália, São Carlos Acutis (1991-2006), foi a primeira cerimônia de canonização do Papa Leão XIV, na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma. A missa contou ainda com a santificação de Píer Giorgio Frassati (1901-1925), ativista católico nascido em Turim, na Itália.
A relíquia recebida há pouco mais de dois meses, foi um presente do Padre Marcelo Tenório, vice-postulador da causa de canonização e responsável pela Capela Nossa Senhora da Aparecida, em Campo Grande/MS, onde foi reconhecido o primeiro milagre do agora Santo, no Brasil. O contato com o vice- postulador ocorreu por meio de paroquianos em comum, dedicados à causa do Santo.
Conforme relato de Padre Carlos, que morou em Roma e teve a oportunidade de visitar Assis, onde está exposto o corpo de “São Carlos”, que morreu de leucemia aos 15 anos, desde criança o agora padroeiro da internet já despertava na família e nas pessoas a sensibilidade para a caridade e as coisas de Deus. “É chamado de Santo da Juventude, das mídias sociais e da internet, pois desde pequeno tinha grande habilidade com a tecnologia, criando sites para divulgar milagres eucarísticos pelo mundo”, destacou.
Ter um Santo tão jovem servirá de estímulo para que outros jovens abracem a vida de santidade. A presença da relíquia em uma área central da cidade é um passo importante para aproximar os jovens da fé, especialmente numa região voltada para o comércio como é o caso do bairro onde a igreja está localizada.
“Desde que cheguei há três anos, temos feito um caminho para atrair os jovens. Agora, com a relíquia e o altar dedicado a São Carlo Acutis, temos a oportunidade de fortalecer ainda mais esse trabalho pastoral junto às juventudes, que tantas vezes estão fragilizadas e dispersas”, acrescentou.
Fonte: Com informações do Jornal O Tempo
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!