A última celebração de hoje (25) na Igreja de São Cristóvão BH, às 19h, termina com carreata pelas ruas do centro de BH
Publicado em 25/07/2025 17:54
Cidades
AG/EficazPress

Ao longo de todo o dia, a Igreja de São Cristóvão, na capital mineira, tem recebido milhares de fiéis que veem em busca de bençãos e orações. 

 

Neste dia do Padroeiro dos Motoristas, pedir a intercessão de São Cristóvão é o que une todas essas pessoas . Ana Conceição Ferreira, do bairro Santo André, veio pedir a benção das chaves, reforçar sua fé em São Cristóvão e participar da Adoração ao Santíssimo. 

 

Já  Claudimar Alves Silva, do Primeiro de Maio, acredita que São Cristóvão vem com missão de transmitir o amor de Deus e como mártir ele traz o exemplo da doação.

 

Às 19h, acontecerá a última celebração - MISSA SERTANEJA COM A PRESENÇA DA DUPLA JOÃO MARCOS E MAURINHO, seguida de procissão motorizada e recepção com bênção dos carros e motoristas.

 

TRAJETO PROCISSÃO 

MOTORIZADA: saindo da Igreja São Cristóvão, Avenida José Bonifácio, Avenida Presidente Antônio Carlos, Viaduto Leste, Avenida do Contorno, Avenida dos Andradas, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena, contornando a Praça da Bandeira, retornando pela Avenida Afonso Pena, Rua Curitiba, Viaduto Nansen Araujo, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Formiga, Rua Manoel Macedo, Viaduto Angola, Praça São Cristóvão.

 

Quem é São Cristóvão

 

É um dos mais populares santos da Igreja Católica, um exemplo inspirador de devoção e amor ao próximo, uma figura venerada por carregar viajantes para atravessar um rio, sem saber que estava transportando o próprio Cristo. 

 

Reza a lenda que “um belo dia, ao ouvir a voz de uma criança,  que lhe pedia ajuda para atravessar o rio, o gigante o colocou sobre os ombros e o carregou para o outro lado daquele rio perigoso. Enquanto fazia a travessia, o peso daquela criança aumentava cada vez mais, tanto que, com muito custo, conseguiu chegar à outra margem. Lá, o menino revelou sua identidade: era Jesus e o peso, que havia carregado, era o do mundo inteiro, salvado pelo sangue de Cristo. E São Cristóvão foi então invocado como Padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.

 

”Cristóvão” significa:“ aquele que carrega Cristo”. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. Sua devoção e proteção aos que o invocam fazem dele uma figura de relevância não apenas para os motoristas, mas para todos que necessitam de segurança em suas jornadas diárias.

 

75 anos de fé e devoção

 

Mulheres, homens, jovens, idosos e crianças, todos numa só família, unidos ao redor das mesas da Palavra, da Eucaristia e da Comunidade para louvar e bendizer por este tempo jubilar!

 

A Igreja de São Cristóvão relembra o quão significativa é a vivência do tempo jubilar como celebração da vida, da memória e da presença misericordiosa de Deus em meio a nós. "[...] O Jubileu representou sempre na vida da Igreja um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social". (Trecho da carta do Papa Francisco Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, fevereiro de 2022). Por tudo isso. Esse ano as festividades de São Cristóvão são ainda mais especiais. 

Confira mais:

https://www.instagram.com/reel/DMi3j4DJWbQ/?igsh=MWFoNWhmOGx5ejR0dw==

 

Comentários