CROOMG alerta: “Optometria é coisa séria: não cai no golpe do falso profissional”
Publicado em 02/07/2025 09:19 • Atualizado 02/07/2025 10:43
Novidades
AG.EficazPress/Vera Lima

 

A Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG) faz um alerta importante: não caia no conto do falsário! Optometria é coisa séria e você pode contar com um Canal Exclusivo de Denúncia caso seja enganado ou tenha suspeita de atendimento duvidoso.

 

A Câmara Regional de Óptica e Optometria do Estado de Minas Gerais já recebeu mais de 2 mil reclamações em seu canal de denúncias - link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfMfRzJx3gOktI0ZbJXhwoD41sBPAiPoLtHO9Ci4L89r1S3mw/viewform?pli=1) – Em face, da crescente onda de pessoas se passando por falsos optometristas, faz as seguintes recomendações: o profissional da optometria é responsável pelos cuidados primários à saúde visual e ocular de pacientes por meio de métodos e exames não invasivos. Ele pode realizar o exame de vista para identificar problemas no sentido da visão e, assim, identificar astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, para que possa prescrever compensações ópticas. É importante dizer que para o tratamento de doenças e enfermidades na visão, esses profissionais encaminham os pacientes para o atendimento médico e hospitalar

 

Diferença entre oftalmologia e optometria

 

É importante ressaltar que apesar de cuidarem da saúde visual, a optometria e oftalmologia são áreas diferentes que se complementam. A optometria é uma ciência da área da saúde voltada aos cuidados primários da saúde visual, podendo identificar e compensar problemas visuais como miopia, astigmatismo e presbiopia, além de poder prescrever compensações ópticas através de métodos não invasivos e encaminharem os pacientes ao médico especialista, em casos de doenças e enfermidades. 

Já o oftalmologista é o profissional médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças oculares como glaucoma, catarata e realizam cirurgias. É fundamental fazer essa distinção na hora de buscar atendimento profissional, para que ele seja adequado para a situação.

 

Atualmente, a optometria é reconhecida e amparada por decisões do Supremo Tribunal Federal, além de sua formação ser reconhecida pelo MEC. Entretanto, existem certos desafios regulatórios e estigmas sociais, que levam a profissão a não ser valorizada como deveria.

 

O presidente da CROO-MG, Túlio Lakitini, diz que o optometrista profissional precisa estar acima de qualquer suspeita, atendendo com responsabilidade e zelo. “Assim como em qualquer profissão, existem os aproveitadores de plantão e isso não aceitamos. Desconfie daquela pessoa que se diz optometrista, mas não tem local fixo de atendimento, e a cada dia está num ponto diferente como igrejas, salões de eventos, entre outros.”

 

A CROO-MG coloca-se à disposição da população para esclarecer dúvidas e orientar sobre como encontrar os verdadeiros optometristas. Para evitar cair em armadilhas, é fundamental também verificar a filiação do profissional à Câmara Regional e buscar estabelecimentos credenciados pela instituição. “Essas medidas garantem que os serviços sejam prestados dentro dos padrões éticos e legais estabelecidos, protegendo tanto os profissionais legalmente habilitados quanto os cidadãos que buscam cuidados relacionados à saúde visual”, reforça o Vice Presidente, Ricardo Rodrigues.

Comentários