Pessoas Raras, transtornos raros... Raridade
Publicado em 30/05/2025 09:35
Novidades

Está no ar o Podcast Raridade, dedicado às pessoas e às doenças raras!Neste primeiro episódio, recebemos, para uma prosa muito interessante, uma pessoa também muito especial: Florence Assis, uma mulher com uma história incrível, cheia de superações.

Médica cirurgiã cardiovascular, ela atua em hospitais de referência em Belo Horizonte, como o Madre Teresa e o Biocor. Florence é casada com Gustavo Lavorato, procurador do estado do Rio Grande do Sul, e mãe de cinco filhos - dois deles autistas. Ela recebeu, aos 43 anos, um diagnóstico tardio de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em seu relato, Florence conta que o autismo chegou em sua minha vida "como uma bomba, uma pedra". Mas, apesar dos desafios, sua trajetória é um exemplo de resiliência e aprendizado.

Neste episódio, você vai conhecer:

✔ Como ela descobriu o TEA;

✔ Os momentos de superação que enfrentou;

✔ O dia a dia de uma família atípica e cheia de amor.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1 em cada 100 crianças tenha TEA. No entanto, estudos mais recentes sugerem que essa incidência pode ser ainda maior, chegando a 1 em cada 36. No Brasil, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam uma prevalência de 1 em cada 54 em 2022.

De acordo com o Ministério da Saúde, "TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com uma rede de apoio e assistência a pacientes com essa condição."

Onde nos encontrar?

O Podcast Raridade está disponível no canal YouTube e Spotify, além de nossas redes sociais.

Se este conteúdo for útil ou interessante para você ou alguém que você conheça, ajude-nos a compartilhar essa mensagem!

Um abraço cheio de gratidão.

https://youtu.be/Rf3Jt5hd8FA?si=AXHNmJus9C1LR1wf

Comentários