O que era para ser um dia especial, um domingo (14/12/25) de expectativa e esperança de um futuro melhor e com emprego, acabou se tornando um caos e muita indignação, para centenas de profissionais da saúde. As provas do concurso da Prefeitura de Contagem (edital 01/2025, área da Saúde), organizadas pelo Instituto Access, foram suspensas/canceladas na manhã de hoje.
Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG), Anderson Rodrigues, chegaram, por meio de um grupo de WhatsApp, diversas denúncias sobre atrasos na entrega das provas, confusão, muita gritaria e indignação no local.
Uma das candidatas, que entraram em contato com o Sindicato é Diandra Ferraz El Malih, que tentava uma vaga para enfermeira. Ela diz que todos foram informados de que não poderiam sair do local enquanto uma nota técnica não fosse divulgada. “Em seguida, fecharam o portão, e depois de um certo tempo, decidimos chamar a polícia porque não sabíamos o que estava acontecendo e queríamos registrar os fatos”, afirma.
Essa situação aconteceu na Escola Estadual Professor Caetano Azeredo, no Barro Preto, em Belo Horizonte. Diandra conta que a PMMG chegou ao local e disse à coordenação de aplicação das provas que os candidatos não poderiam permanecer ali, que deveriam ser liberados e orientou a todos a registrarem boletins de ocorrência virtuais.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver uma pessoa, que parece ser da organização do certame, avisando sobre o cancelamento das provas e pedindo ajuda para que as pessoas pudessem informar a outros candidatos sobre a situação.
Mais tarde, por meio de uma nota técnica, o Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano - ACCESS, responsável pelo certame, divulgou:
”a aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Contagem, previstas para este domingo, foi suspensa nos dois turnos de aplicação.
A decisão foi adotada de forma preventiva, em razão de intercorrências operacionais identificadas em unidades previstas para a realização do certame, com o objetivo de resguardar a isonomia, a segurança e a lisura do processo. As novas datas, bem como as orientações aos candidatos, serão divulgadas oportunamente, exclusivamente pelos canais oficiais do Instituto Access.
O SEEMG lamenta o fato e destaca a importância de haver esclarecimento e transparência no caso, pois, “é inadmissível imputar prejuízos às pessoas, candidatos, muitos que vieram de outros estados e que se prepararam para esse momento e por questões que ainda não foram trazidas ao conhecimento público não conseguiram realizar seus objetivos. O SEEMG vai cobrar dos responsáveis clareza e as medidas sobre os fatos.”
Sobre o concurso
O concurso da Prefeitura de Contagem, que foi suspenso, oferecia um total de 598 vagas para diversos cargos na área da Saúde, abrangendo todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio, técnico e superior). Cerca de 48 mil candidatos estavam inscritos.
Alguns dos cargos contemplados no edital 01/2025 eram:
Nível Superior:
* Administrador
* Analista de Sistemas
* Assistente Social
* Terapeuta Ocupacional
* Veterinário
* Outros profissionais da área da Saúde (médicos, enfermeiros, etc.)
Nível Médio e Técnico:
* Assistente Administrativo (40h)
* Técnico em Enfermagem (40h)
* Técnico em Saúde Bucal
Nível Fundamental:
* Cargos específicos neste nível também foram oferecidos.