Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Publicado em 02/12/2025 17:12
Saúde
Foto: João Risi/MS

O Ministério da Saúde começou, neste 2/12/2025, a distribuição do primeiro lote da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. O lote inicial, com cerca de 673 mil doses, será enviado a todas as regiões do país para garantir a imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A prioridade são gestantes a partir de 48 semanas de gravidez, sem restrição de idade. A vacina será aplicada em dose única a cada gestação.

 

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a chegada do imunizante representa "uma proteção a mais para mães e bebês" e reforça o compromisso do SUS com ações de prevenção e cuidado integral às famílias. A medida tem foco na proteção dos recém-nascidos, especialmente no período em que estão mais vulneráveis às doenças respiratórias graves.

 

Até 22 de novembro de 2025, o país registrou 43,2 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), todos causados pelo VSR. Estudos como o Matisse (Maternal Immunization Study for Safety and Efficacy) reforçam a eficácia e a segurança da vacinação.

 

 

Onde se vacinar

 

As doses serão distribuídas às secretarias estaduais e municipais de saúde, que poderão iniciar a aplicação imediatamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Ministério da Saúde garante o abastecimento necessário para apoiar as estratégias locais de vacinação.

 

Nas UBSs, as equipes devem verificar e atualizar a caderneta vacinal das gestantes, incluindo imunizações contra influenza e covid-19, que podem ser aplicadas no mesmo dia da vacina contra o VSR.

 

Fabricação nacional

 

Na rede privada, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil. A oferta gratuita no SUS foi viabilizada após acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório responsável, que permitirá a transferência de tecnologia para o Brasil. Com isso, o país poderá fabricar a vacina nacionalmente, ampliando autonomia, acesso e segurança sanitária.

 

 

O que é a bronquiolite

 

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda, potencialmente grave, que afeta principalmente crianças de até 2 anos e idosos. É causada pela inflamação dos bronquíolos, pequenas vias que levam oxigênio aos alvéolos dos pulmões. Os sintomas mais comuns são: obstrução nasal; coriza clara; dificuldade para respirar; tosse; respiração rápida; chiado no peito e febre.

 

Em quadros mais graves podem ocorrer cianose (arroxeamento de lábios e extremidades) e pausas respiratórias. Os sintomas surgem gradualmente, até seis dias após o contágio.

 

Não há medicamento capaz de eliminar o vírus de forma imediata. O tratamento é voltado para alívio dos sintomas e suporte às funções vitais, garantindo que a criança respire bem, permaneça hidratada e confortável.

 

 

Fonte: Com informações da Agência Brasil


Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!

Comentários
Comentário enviado com sucesso!