O ponto central da agenda do 5⁰ dia do IV Movimento Internacional de Comunidades Atingidas por Barragens e Crise Climática é a oficialização e a apresentação da consolidação desta articulação, que une as bases do MAR e do MAB e mobiliza organizações e suas lideranças de 42 países e 5 continentes.
O dia representa um salto estratégico na luta. A formalização do movimento global não só unifica as táticas de resistência contra os megaempreendimentos em diferentes continentes, mas também projeta o tema da reparação integral e da soberania territorial como pauta inegociável em arenas internacionais como a Cúpula dos Povos. Essa unidade é a resposta popular à atuação transnacional das corporações e dos modelos de desenvolvimento predatórios que exploram a água, a energia e a vida em escala planetária.
O dia é dedicado a sistematizar as lutas e forjar a unidade de ação do Movimento Internacional de Atingidos, com foco no abastecimento e na soberania dos povos.
Programação do dia 11/11: Construção e fortalecimento
9h - Relato dos trabalhos em grupos sobre as lutas e resistência dos atingidos: Sistematização das denúncias e das estratégias de resistência de 42 países, servindo como base para a finalização da Carta Política.
15h - Apresentação da construção do Movimento Internacional - Encontro com a CONAB: Debate sobre a estratégia e os próximos passos para a consolidação da unidade de ação global, com a participação de representantes da CONAB para discutir o papel da Companhia na segurança e abastecimento alimentar.
20h - Confraternização e noite de fortalecimento da luta transformadora: Encerramento do ciclo de debates, preparando as bases para a transição à Cúpula dos Povos.
Destaque do painel
O debate da tarde contará com a presença de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), ressaltando o elo entre a luta por terra, água e a produção de alimentos no contexto da crise climática. Estarão presentes a Superintendente Regional da CONAB no Pará Rosanna Costa, Diretor de Operações e Abastecimento da CONAB Brasil Arnoldo Campos e Assessora de Comunicação da CONAB Brasil Karine Fernandes.
Transição para a Cúpula dos Povos (12/11)
As atividades culminarão na quarta-feira (12), com a Barqueata no Rio Guamá (9h às 14h), o primeiro grande ato popular que marcará a abertura da Cúpula dos Povos na COP30.
Assine a Newsletter da Rádio das Gerias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo!