Festival "Arte da Palavra" celebra grandes ícones da cultura brasileira em sua terceira edição
Publicado em 30/05/2025 16:00
Música
Foto_AgEficazPress

 

 

Você sabe quem foi Ernesto Nazareth? Considerado como um dos maiores nomes da música brasileira, o pianista, compositor e professor, deixou um legado inesquecível na cultura.

Para celebrar esse e outros grandes ícones da cultura, a 3ª Edição do Festival “Arte da Palavra”, realizado pelo Selo Karmim, acontece dos dias 28 a 31 de maio de 2025, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte. Em homenagem aos seus 90 anos de morte, o evento trouxe ao palco a pianista Maria Teresa Madeira para realização do concerto comentado, sobre a obra de Nazareth.

O pianista e compositor nasceu no dia 20 de março de 1863, no Rio de Janeiro, lugar este onde cresceu embalado pela música, sobre forte influência de sua mãe, Carolina Augusta da Cunha Nazareth, pianista amadora. Desde pequeno, ouvia obras de grandes nomes como Chopin, Beethovem e Arthur Napoleão, desenvolvendo assim sua paixão pela música.

Compôs sua primeira obra, a polca-lundu “Você bem sabe”, uma homenagem ao pai, com apenas 14 anos de idade. Pouco depois, aos 16, já realizava sua primeira apresentação pública no Clube Mozart. Mas foi em 1983 que ele entrou para a história da música brasileira, com o lançamento do primeiro tango brasileiro, o clássico “Brejeiro”, que segue encantando gerações até os dias atuais.

Ernesto Nazareth faleceu em 1934, deixando como legado a sua sensibilidade, ritmo e identidade brasileira.

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento